Pular para o conteúdo principal

GATILHOS MENTAIS

 Olá pessoas, graça e paz.

Estamos de volta ao nosso Conversando com Salatiel Diniz – o podcast que te ajuda a valorizar aquilo que você tem de melhor.  

E hoje iremos falar sobre os GATILHOS MENTAIS!



Você sabe o que são e para que servem?

Mas, antes de entrarmos no ponto propriamente dito, me fala uma coisa:

- Quanto custa continuar sem aprender? Quanto custa ficar procrastinando na zona de conforto?

Não é novidade que quando falamos em marketing estamos nos referindo ao comportamento do consumidor no cenário econômico. Assim, conhecer a forma de ser e agir dos consumidores facilita a implementação de algumas estratégias. Afinal, tudo que queremos é poder conquistar e fidelizar as pessoas enquanto clientes.

Assim, conhecer as preferências e os gostos dos potenciais clientes, além de investigar o que se passa no seu inconsciente é uma excelente estratégia de marketing. E o que iremos apresentar aqui para você são 7 tipos de gatilhos mentais que servem para te ajudar a conquistar amigos e influenciar pessoas.

Antes, porém, queremos que você entenda melhor o que é GATILHO MENTAL.

Pois bem, trata-se de agentes externos capazes de provocar uma reação nas pessoas. Uma espécie de senha, que serve para tirar as pessoas da zona de conforto. Em outras palavras, podemos dizer que são estímulos que agem diretamente no cérebro humano.

Isto faz algum sentido para você?


7 TIPOS DE GATILHOS MENTAIS



  1. Prazer X Dor – quanto custa alimentar a sua dor? Neste gatilho apontamos um desejo intrínseco que encontramos no ser humano. Tentamos a todo custo evitar a dor e buscar o prazer para enfrentar a vida.
  2. Significância – quem não gosta de se sentir importante? Ora, todo ser humano, de uma forma ou outra, gosta de se sentir significante. Quando somos percebidos, ouvidos e valorizados nos sentimos especiais e importantes.
  3.   Escassez – este gatilho é um dos mais usados no marketing, especialmente agora, nas mídias digitais. Quando percebemos que algo está acabando, tendemos nos apressar para não perder a chance – única e imperdível – de adquirir aquele produto ou serviço.
  4. Exclusividade – lembra do segundo gatilho? Pois então, neste gatilho há uma tendência em querer se colocar no centro das atenções. Esse gatilho mental desperta o lado esnobe do ser humano. Se uma pessoa tem acesso exclusivo a algo, ela tende a se sentir superior. Sabe aquele nariz empinado que as pessoas fazem? Pois bem, que tal ser a sua melhor versão?
  5.  Prova Social – somos seres sociais por natureza, gostamos de viver em grupos e queremos nos sentir parte deles; costumo dizer que buscamos alimentar o sentimento de pertença. Ou seja, eu pertenço a este e não aquele grupo. Muitos de nós tomamos decisões baseados no que as pessoas pensam e nas expectativas que elas têm sobre nós, em função deste gatilho mental.
  6. Reciprocidade – da mesma forma que é comum o sentimento de pertença, retribuir o que recebemos é natural no ser humano. Se alguém é bacana conosco, sentimos na obrigação de retribuir o mesmo gesto.
  7.  Benefícios – ninguém faz nada sem esperar, ao menos, um muito obrigado(a). esse gatilho está relacionado à busca pela satisfação. Logo, um bom profissional sabe que – independente daquilo que realize – precisa ser um bom vendedor e entender que não vende produtos e sim benefícios. Por exemplo, quem trabalha numa sapataria não vende sapatos, mas conforto para os pés. As livrarias disponibilizam subsídios para alimentarmos o prazer pela leitura. Quem trabalha no setor da perfumaria ou da aromaterapia disponibiliza bem estar às pessoas através dos aromas.

E você, com quais gatilhos você tem se permitido ampliar a sua consciência?

Seja como for, experimente amar-se mais, ler mais, brincar, sorrir, perdoar-se a si mesmo e não ter vergonha de procurar ajuda profissional quando o emocional não estiver bem.

Eu sou Salatiel Diniz e te desejo muita paz e luz em teu coração. Siga-nos em nossas redes sociais: @salatiel.diniz | @salatieldiniz.podcast | @consumofacil

no youtube Salatiel Diniz | e o nosso canal no Telegram: Vida em Abundância.

Ah, compartilhe com mais pessoas esse podcast, certamente tem gente precisando ouvir o que eu acabei de falar.

Um grande cheiro em teu coração e até breve, até muito breve.

____________

Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/gatilhos-mentais/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GERADOR DE RENDA

QUANDO RESOLVEMOS escre ver o livro O Poder da Indicação , tínhamos em mente que estaríamos dando um passo para alcançarmos mais um sucesso. A proposta inicial era apenas nos basearmos no nosso treinamento O Poder da Indicação . Todavia, a nossa convicção em conteúdos como PNL – Programação Neurolinguística, Coach, Marketing de Relacionamento e Programas de Afiliados, somados, resultariam em uma fórmula fantástica para gerar renda aos nossos leitores. Foi por isso que acrescentamos a frase “ Aqui todos ganham! ” ao título deste livro. Dentre tantos outros capítulos, o nosso olhar se volta, especialmente, para os capítulos Marketing de Pessoa para Pessoas e Aqui todos ganham . Todos os capítulos têm sua importância e são fundamentais para uma boa compreensão do que estamos falando; porém, cremos que esses dois capítulos trazem, na sua essência, informações suficientes para que você, caro leitor, possa extraí-las, empreender e ganhar uma boa renda extra. Lembrando o Bob Proctor,...

O MUNDO ESTÁ NO DIGITAL

  Sinceramente, você compraria uma máquina de escrever para realizar os seus trabalhos em pleno século XXI? Acreditamos que a sua resposta foi NÃO. Acreditamos também que se você tiver uma máquina de escrever é porque você é de uma geração anterior ao mundo digital, fez datilografia e guarda-a como uma recordação daquele tempo. Apesar da rejeição de muitos, ao mundo tecnológico, o fato é que não dá mais para fazer de conta que ele não existe. A revolução 4.0 nos colocou no mundo digital. As grandes empresas estão no digital. Empreendedores de sucesso estão no digital. E você que está lendo esse texto também está no digital. Ou seja, não dá mais para fazer de conta que ele não existe. No início da pandemia resolvemos escrever mais um livro e disponibilizá-lo aos nossos leitores. Já que a falta de informação no setor é muito grande. Como sempre acreditamos no poder da indicação, por conta dos nossos trabalhos com o marketing de rede, resolvemos falar mais um pouco sobre os ...