Você sabia que a
indicação tem um grande poder para influenciar pessoas na hora da compra e ela
ocupa o primeiro lugar no ranking na tomada de decisão dos consumidores?
Conhecido também
como Marketing Boca a Boca, Marketing de Referência, O Poder da
Indicação, Referral Marketing, entre tantas outras nomenclaturas; o fato é que
essa estratégia é a mais eficaz do que qualquer outra.
Convidamos você a
lembrar das últimas compras que você fez. Tente lembrar dos últimos livros que
leu, dos filmes que assistiu, dos bares e restaurantes que frequentou, viagem a
passeio que fez, dos alimentos saudáveis que por ventura está consumindo...
Qual deles não foi por indicação de um amigo ou conhecido?
Independe dos
segmentos, como por exemplo, lojas de roupas, lojas de departamentos, clínicas
de beleza e estética, barbearia, supermercados, pizzaria, oficina mecânica,
palestras e muitas outras, essa estratégia é a mais eficaz.
Todo e qualquer
segmento pode crescer e aumentar seu faturamento com a indicação dos clientes
satisfeitos. Todavia, o poder da indicação é negligenciado e pouco explorado.
A bola da vez, são as
redes sociais, muito utilizadas por pequenas e médias empresas. Não que elas
não sejam importantes, mas não conseguem converter leads em clientes e nem tão
pouco, aumentam o faturamento das empresas com a mesma eficácia da indicação.
Estudos comprovam que
as indicações feitas por clientes satisfeitos para outras
pessoas é a melhor maneira de conquistar novos clientes, inclusive com menos
custos.
Antes de mergulharmos nesse fantástico método, vamos listar os motivos
pelos quais acreditamos que as indicações contribuem efetivamente nas
conquistas de novos clientes:
· Segundo Aristóteles –
“O homem é, por natureza, um animal social.” Tendo isso como
verdade, podemos afirmar que as pessoas têm sede de compartilhar as boas
experiências, sejam elas na aquisição de um bem ou serviço ou até mesmo ao
experimentar momentos agradáveis.
· Com o acesso fácil à
Internet, as redes sociais, entre outras, as pessoas estão cada vez mais
compartilhando suas experiências.
Por trás desses desejos, quase desenfreados, de compartilhar coisas,
existem razões pelos quais as pessoas agem desse modo.
De acordo com a pesquisa feita por Jonah Berger, professora na
Wharton School da Universidade da Pensilvânia, compartilhamos para:
-
Impressionar
alguém;
-
Nos
sentirmos bem com nós mesmos;
-
Nos
conectarmos com pessoas e com o mundo; e
-
Ajudar
outras pessoas.
Todavia, compartilhamos informações que nos ajudam a viver melhor, que
nos ajudam nas tomadas de decisões mais rápidas e melhores.
A pergunta que fazemos é: por que a indicação é eficaz no crescimento
das empresas e nos negócios? A resposta mais acertada é devido a credibilidade
e confiança que você tem pelo amigo que comprou o serviço ou produto ou pela
experiência vivenciada pelo mesmo.
-
Nós
confiamos nas pessoas que conhecemos; e
-
Clientes
mais satisfeitos estão mais propensos a te indicar.
- Então,
encontre seus clientes mais satisfeitos.
Parece-nos que por não adotar a estratégia da indicação no seu negócio é
pura perda de tempo e de dinheiro. Entenda porque afirmamos isto:
-
Pessoas
seguem pessoas. É
muito mais fácil confiar nos seus amigos e familiares do que em qualquer
outro veículo de comunicação.
· A indicação está por
trás da maioria das decisões de compras. Tem alguma dúvida? Faça um
levantamento e avalie os motivos que o levou ao fechamento das últimas compras
que efetuou e nos responda se não foi por influência de alguém.
· Essa estratégia
é muito mais econômica que qualquer outra forma de publicidade
tradicional.
· A indicação
influencia e diminui o processo de compra. Lembrando que no processo de compras
é composto por pesquisa sobre a empresa, sobre a marca e sobre o produto ou o
serviço, até chegar ao fechamento.
· Quando um amigo ou
familiar indica um produto, um serviço ou uma empresa, significa dizer que ele
aprovou e está satisfeito com o que adquiriu e é neste momento onde “reside” o
conceito de qualidade.
Dica de ouro:
-
Ao
colocar em prática a estratégia da indicação no seu negócio, você está
usando a forma mais eficaz para conquistar novos clientes;
- A indicação além de ser uma poderosa estratégia para influenciar a decisão do consumidor, é também um excelente indicador de que você está trilhando o caminho certo, em outras palavras, você está criando bons relacionamentos com seus clientes e consequentemente venderá muito mais.
Todavia, é importante lembra-lo que, sem bons produtos/serviços e qualidade no
atendimento, tudo isto vai de águas abaixo.
Agora responda-nos:
Você sabe o que é um
programa de indicações?
Este será o nosso próximo artigo. Fique atento.
Você gostou do que leu? Faz sentido para você? Que tal indicar para seus amigos que você acredita que gostam desse tipo de leitura?
Lembre-se, ao compartilhar este artigo, você estará se conectando com as
pessoas e ajudando-as a aumentar seus conhecimentos e isto te fará bem!
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