Pular para o conteúdo principal

A INDICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NOS NEGÓCIOS


Você sabia que a indicação tem um grande poder para influenciar pessoas na hora da compra e ela ocupa o primeiro lugar no ranking na tomada de decisão dos consumidores?


Conhecido também como Marketing Boca a Boca, Marketing de Referência, O Poder da Indicação, Referral Marketing, entre tantas outras nomenclaturas; o fato é que essa estratégia é a mais eficaz do que qualquer outra.

Convidamos você a lembrar das últimas compras que você fez. Tente lembrar dos últimos livros que leu, dos filmes que assistiu, dos bares e restaurantes que frequentou, viagem a passeio que fez, dos alimentos saudáveis que por ventura está consumindo... Qual deles não foi por indicação de um amigo ou conhecido?

Independe dos segmentos, como por exemplo, lojas de roupas, lojas de departamentos, clínicas de beleza e estética, barbearia, supermercados, pizzaria, oficina mecânica, palestras e muitas outras, essa estratégia é a mais eficaz. 

Todo e qualquer segmento pode crescer e aumentar seu faturamento com a indicação dos clientes satisfeitos. Todavia, o poder da indicação é negligenciado e pouco explorado.

A bola da vez, são as redes sociais, muito utilizadas por pequenas e médias empresas. Não que elas não sejam importantes, mas não conseguem converter leads em clientes e nem tão pouco, aumentam o faturamento das empresas com a mesma eficácia da indicação.

Estudos comprovam que as indicações feitas por clientes satisfeitos para outras pessoas é a melhor maneira de conquistar novos clientes, inclusive com menos custos.

Antes de mergulharmos nesse fantástico método, vamos listar os motivos pelos quais acreditamos que as indicações contribuem efetivamente nas conquistas de novos clientes:
·         Segundo Aristóteles – “O homem é, por natureza, um animal social.” Tendo isso como verdade, podemos afirmar que as pessoas têm sede de compartilhar as boas experiências, sejam elas na aquisição de um bem ou serviço ou até mesmo ao experimentar momentos agradáveis.
·         Com o acesso fácil à Internet, as redes sociais, entre outras, as pessoas estão cada vez mais compartilhando suas experiências.
Por trás desses desejos, quase desenfreados, de compartilhar coisas, existem razões pelos quais as pessoas agem desse modo.
De acordo com a pesquisa feita por Jonah Berger, professora na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, compartilhamos para:
  •         Impressionar alguém;
  •          Nos sentirmos bem com nós mesmos;
  •          Nos conectarmos com pessoas e com o mundo; e
  •          Ajudar outras pessoas.
Todavia, compartilhamos informações que nos ajudam a viver melhor, que nos ajudam nas tomadas de decisões mais rápidas e melhores.
A pergunta que fazemos é: por que a indicação é eficaz no crescimento das empresas e nos negócios? A resposta mais acertada é devido a credibilidade e confiança que você tem pelo amigo que comprou o serviço ou produto ou pela experiência vivenciada pelo mesmo.
  •          Nós confiamos nas pessoas que conhecemos; e
  •          Clientes mais satisfeitos estão mais propensos a te indicar. 
  •      Então, encontre seus clientes mais satisfeitos.
Parece-nos que por não adotar a estratégia da indicação no seu negócio é pura perda de tempo e de dinheiro. Entenda porque afirmamos isto:

  •          Pessoas seguem pessoas. É muito mais fácil confiar nos seus amigos e familiares do que em qualquer outro veículo de comunicação.
·         A indicação está por trás da maioria das decisões de compras. Tem alguma dúvida? Faça um levantamento e avalie os motivos que o levou ao fechamento das últimas compras que efetuou e nos responda se não foi por influência de alguém.
·    Essa estratégia é muito mais econômica que qualquer outra forma de publicidade tradicional.
·       A indicação influencia e diminui o processo de compra. Lembrando que no processo de compras é composto por pesquisa sobre a empresa, sobre a marca e sobre o produto ou o serviço, até chegar ao fechamento.
·       Quando um amigo ou familiar indica um produto, um serviço ou uma empresa, significa dizer que ele aprovou e está satisfeito com o que adquiriu e é neste momento onde “reside” o conceito de qualidade.
Dica de ouro:
  •         Ao colocar em prática a estratégia da indicação no seu negócio, você está usando a forma mais eficaz para conquistar novos clientes;
  •         A indicação além de ser uma poderosa estratégia para influenciar a decisão do consumidor, é também um excelente indicador de que você está trilhando o caminho certo, em outras palavras, você está criando bons relacionamentos com seus clientes e consequentemente venderá muito mais. 
Todavia, é importante lembra-lo que, sem bons produtos/serviços e qualidade no atendimento, tudo isto vai de águas abaixo.

     Agora responda-nos:
Você sabe o que é um programa de indicações?  

Este será o nosso próximo artigo. Fique atento.

Você gostou do que leu? Faz sentido para você? Que tal indicar para seus amigos que você acredita que gostam desse tipo de leitura?
Lembre-se, ao compartilhar este artigo, você estará se conectando com as pessoas e ajudando-as a aumentar seus conhecimentos e isto te fará bem!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GATILHOS MENTAIS

  Olá pessoas, graça e paz. Estamos de volta ao nosso  Conversando com Salatiel Diniz –  o podcast que te ajuda a valorizar aquilo que você tem de melhor.    E hoje iremos falar sobre os GATILHOS MENTAIS! Você sabe o que são e para que servem? Mas, antes de entrarmos no ponto propriamente dito, me fala uma coisa: - Quanto custa continuar sem aprender? Quanto custa ficar procrastinando na zona de conforto? Não é novidade que quando falamos em marketing estamos nos referindo ao comportamento do consumidor no cenário econômico. Assim, conhecer a forma de ser e agir dos consumidores facilita a implementação de algumas estratégias. Afinal, tudo que queremos é poder conquistar e fidelizar as pessoas enquanto clientes. Assim, conhecer as preferências e os gostos dos potenciais clientes, além de investigar o que se passa no seu inconsciente é uma excelente estratégia de marketing. E o que iremos apresentar aqui para você são 7 tipos de gatilhos mentais que se...

Brasileiro fica MILIONÁRIO indicando produtos que ele mesmo usa

  Que muita gente se reinventou nessa pandemia, não é mais novidade para ninguém. O que surpreendeu foi a forma como esse brasileiro de aproximadamente 45 anos, desempregado, pai de 4 filhos menores, e sua esposa trabalhando como auxiliar de serviços gerais, conseguiu vencer a crise financeira.   Quer saber o que ele fez de tão extraordinário?   A sua perseverança e determinação foram o DIFERENCIAL para que ele saísse de uma receita financeira de praticamente zero, para uma receita de mais de 01 MILHÃO  de reais.   É verdade que a empresa, os produtos e o formato de negócio já estavam prontos há muitos anos e à disposição. Mas o que esse brasileiro consegui foi algo inédito e é motivo de aplausos e de exemplo.   O primeiro passo dele, foi convencer alguns dos seus amigos e familiares, a comprar com desconto  produtos de uso pessoal, da empresa que ele se cadastrou.   O segundo passo, foi motivar esses amigos e familiares a passar a idei...

O PODER DO AUTOCONHECIMENTO

Um dos cuidados que estamos tendo com a produção do Treinamento: O PODER DA INDICAÇÃO é estimular as pessoas ao autoconhecimento. Entendemos que o autoconhecimento sugere um despertar para a vida. Portanto, é uma porta que se abre por dentro para novas e infinitas possibilidades. Uma mente desperta é uma mente que se permite estar atenta ao momento presente e se conectar com as infinitas possibilidades que o universo nos oportuniza diariamente. Entendemos que não é possível ter um bom desempenho com marketing de relacionamento quando não nos permitimos nos conectar com pessoas. Sabendo-se que são as pessoas a alma de todo e qualquer negócio. Especialmente quando falamos em negócios do século XXI. Por isto que é tão importante uma tomada de consciência. Este despertar só acontece à medida que vamos vencendo os nossos medos e nos conscientizando que são com as pessoas que nos relacionamos e, por isto mesmo, que falamos em Marketing de Relacionamento. A renda residua...